segunda-feira, 15 de maio de 2017

3ª Semana Contra a Homofobia e Transfobia acontece em Mogi a partir do dia 17 de Maio

A Drag Tchaka, irá palestrar no Seminário dia 17 de Maio. (Foto: Reprodução Facebook)

O Fórum Mogiano LGBT, realizará entre os dias 17 e 19 de Maio, a 3ª Semana Contra a Homofobia e Transfobia em Mogi das Cruzes. O evento ocorre todos os anos, em razão do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, comemorado em várias cidades e países desde 1990, quando a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da classificação internacional de doenças. A data foi oficializada no calendário municipal de Mogi, com a Lei 6.920/2014 e todos os anos são realizadas atividades com o objetivo de conscientizar a população para o respeito às pessoas LGBT e ao combate a violência e discriminação.

Na abertura do evento, na Quarta (17/05) a partir das 18h às 21h, no Auditório da Câmara Municipal, será realizado um diálogo inter-religioso, com representantes de religiões, para ministrarem uma palavra de paz e respeito às pessoas e em homenagem às vítimas de violência. Foram convidados o Bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, da Igreja Católica, Reverendo Cristiano Valério da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo, Axé Mogi com representantes de religiões de matriz africana e entre outros convidados.

Após o diálogo inter-religioso, será realizado o Seminário "Liberdade de Gênero & Diversidade Sexual", que irá abordar questões relacionadas a políticas públicas para a cidadania LGBT, questões de gênero, transexualidade, direitos de mulheres lésbicas e bissexuais e demais assuntos. Uma das convidadas especiais é a drag queen Tchaka, conhecida nacionalmente pelo seu trabalho em festas e eventos. Tchaka irá ministrar uma palestra sobre os preconceitos contra gays e a arte drag queen.

Além da Tchaka, terá palestras também da jornalista e militante da Marcha das Mulheres Negras, a Luka França e a ativista dos direitos trans e membro do Fórum LGBT, Alexandra Braga, para abordar as questões de gênero e transexualidade. Após as palestras, o público poderá participar com questionamentos.

No dia seguinte, Quinta (18/05), às 19h, na Sala Multiuso “Wilma Ramos” do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, terá uma apresentação teatral organizada por um grupo de jovens, a peça “MEU MUNDO NÓS” trará uma reflexão sobre o universo LGBT, pela perspectiva da juventude. Após a peça, será formada uma roda de conversa, para debater sobre o tema.

E na Sexta (19/05), encerrando as atividades da Semana, o Fórum LGBT, realiza um debate no Anfiteatro da E.E. Dr. Washington Luiz, com os alunos da escola, Professores, especialistas da educação e demais pessoas interessadas, sobre o papel das escolas contra a discriminação. A entrada nesta atividade depende de autorização da escola. As pessoas interessadas podem solicitar informações com a direção da escola ou com a Diretoria de Ensino.

ATIVIDADES PARCEIRAS:

Além das atividades organizadas pelo Fórum Mogiano LGBT, neste mês também ocorrerá outras atividades gratuitas com apoio da associação.
No Espaço Cultural da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, até o dia 20 De Maio, estará em exposição a Mostra dos Recusados - Arte Naïf Nacional 3º Módulo: Conexão Dia do Artista Plástico, são 60 obras de 29 artistas brasileiros retratando o Universo LGBT, Cultura Religiosa Afro brasileira e cultura popular, com curadoria do artista Naïf Enzo Ferrara. O acesso é gratuito, de segunda a sexta-feira das 08h às 18h.

E na Sexta (19/05), a partir das 15h às 18h, no Auditório da Universidade de Mogi das Cruzes, a Liga Acadêmica Análise do Comportamento (LAAC), realiza o Seminário “LGBTfobia e suas implicações”, com palestras do mestrando e Professor da UMC, Flávio Alves, e do Gabriel Tarrogô, psicoterapeuta e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. O evento é aberto para estudantes de psicologia e demais pessoas interessadas, para quem não é aluno da UMC é necessário fazer a inscrição até o dia 18, através do telefone 11.95411-5675 com Caio.

Na semana seguinte, na Sexta (26/05) às 19h, no Auditório da 17ª Subseção da OAB Mogi das Cruzes, a Comissão da Diversidade Sexual, realizará um Seminário jurídico para abordar os direitos da população LGBT e o combate à discriminação. Haverá palestras do Juiz Bruno Miano, do Fórum de Mogi das Cruzes, a Advogada Kelly Campos da OAB Suzano e militante feminista, e o advogado Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, renomado jurista dos direitos LGBT.   O público-alvo são os estudantes de Direito, advogados e advogadas e todas as pessoas interessadas.

E no Sábado (27/05), no início da noite, o Casarão da Mariquinha realizará a edição LGBT do Sarau Cultural, evento tradicional da associação. Haverá apresentações da As Lavadeiras, Baque Mulher, Shows, Performances, exibição de documentários e curtas. A entrada é franca: (11) 3374 1844. Consulte a programação na página do Casarão da Mariquinha no Facebook!

A ASSOCIAÇÃO:
O Fórum Mogiano LGBT, é uma associação sem fins lucrativos, sem vinculação partidária e religiosa, atua em Mogi das Cruzes, através de trabalhos voluntários, desde 2013. Realiza atividades de sensibilização, palestras em órgãos públicos, escolas, empresas, acompanha vítimas de discriminação e faz interlocução com o poder público municipal, propondo políticas públicas contra a discriminação e para a promoção da cidadania. A principal bandeira de luta é pela criação do Conselho Municipal LGBT, órgão público que será criado pela Prefeitura para dialogar e criar ações de cidadania e combate a discriminação. O projeto do Conselho LGBT encontra resistência de políticos conservadores, e o Fórum LGBT tem atuado frequentemente pressionando a Prefeitura para dar andamento ao projeto.

CONTATOS:
Fórum Mogiano LGBT
(11) 97688.5581

Locais:
- Câmara Municipal: Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 381 - Centro Cívico
- Centro Cultural: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 – Centro
- Universidade de Mogi das Cruzes: Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico
- OAB: Av. Dr. Cândido X. de Almeida e Souza, 175 - Centro Cívico
- E.E. Dr. Washington Luiz: R. Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 511 – Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário