quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Diocese de Mogi se posiciona contra o projeto "Escola Sem Partido" em Suzano

O Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes.

Em tramitação na Câmara Municipal de Suzano, o projeto de lei 053/2017, de autoria do Vereador Edirlei (PSD), que institui na cidade o programa "Escola Sem Partido", tem causado reações contrárias de educadores, sindicatos de professores e movimentos sociais de defesa dos direitos humanos, que consideram o projeto inconstitucional, por colocar os Professores em constante vigilância, e ameaçar direitos assegurados pela Constituição, em relação a liberdade de expressão, pluralidade de ideias, liberdade de cátedra, e a da competência da União para definir as diretrizes básicas da educação.

Após envio de e-mail da Associação Fórum Mogiano LGBT, para a Diocese de Mogi das Cruzes, sobre a participação de lideranças católicas em apoio ao projeto, o Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, concordou que "o projeto não é bom para a sociedade brasileira" e que a Diocese, suas paróquias e suas instituições não trabalharão em favor da aprovação e promulgação do "Escola Sem Partido" (leia na íntegra aqui).

"Todo católico que manifestar seu apoio [ao projeto] estará fazendo em seu próprio nome e não em nome da Diocese", diz Dom Pedro por e-mail.

Ao final do e-mail, deseja bom trabalho aos ativistas, que lutam por uma sociedade justa:

"Desejo bom trabalho ao senhor e a todos os que lutam por uma sociedade justa, democrática e livre de preconceitos que ferem a dignidade do ser humano." finaliza, Dom Pedro.

Dom Pedro Luiz Stringhini é bispo da Diocese de Mogi desde 2012

A DIOCESE

A Diocese de Mogi das Cruzes (dioecesis crucismogiensis) é uma divisão territorial da Igreja Católica no Estado de São Paulo. Sua sede fica no município de Mogi das Cruzes, na Catedral de Sant'Anna.

O território da diocese estende-se pelos municípios paulistas de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Arujá, Santa Isabel, Guararema e Biritiba Mirim.

Foi criada em 9 de junho de 1962, desmembrando território das dioceses de Taubaté e São Paulo

VETO

Segundo informações ainda não oficiais, caso seja aprovado na Câmara Municipal, o Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), teria prometido vetar o projeto "Escola Sem Partido", ao chegar em seu gabinete. Ashiuchi é empresário do ramo da Educação, seus pais são proprietários do Colégio Lumbini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário